COD – Centro de Operações de Distribuição
CELETRO dá início às instalações do Centro de Operações de Distribuição ⚡️
➡️ A CELETRO está em fase de início das adaptações de modernização do seu Centro de Operações de Distribuição (COD), instalado no complexo administrativo da Cooperativa, em Cachoeira do Sul.
➡️ O COD é o departamento responsável por levar informações às equipes de campo, como mapa da rede e dados de consumidores de maneira simplificada e fácil usabilidade.
➡️ A Cooperativa já opera de forma automatizada as suas proteções para religadores e reguladores. Porém, o investimento no COD está tornando esses dispositivos também de operação remota, com controle técnico-humano à distância.
➡️ O COD está em operação desde 25 de outubro de 2021, mas agora está em fase de adequação de sua estrutura, com videowall contratado da empresa DWF Sistemas e Automação, de Gravataí.
➡️ O layout e a coordenação da infraestrutura do COD são implantados sob a coordenação do Setor de Marketing da CELETRO, gerenciado por Edson Moraes (Macarrão).
➡️ Essa versão do videowall é dinâmica pelos níveis de qualidade da energia, intensidade da operação, potência transitada e níveis de defeito, caso ocorrerem.
🗣 “Esses investimentos fazem parte dos constantes processos de modernização que a CELETRO vem implementando em seu sistema de distribuição”, destaca o Presidente José Benemídio Almeida.
➡️ As instalações do COD estão em consonância com definições normativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), entre elas a qualidade do serviço, tempo de atendimento, emissão de relatórios com base técnica, automação rastreável dos processos, entre outras.
➡️ A estrutura do COD é composta por salas de operações e reuniões operacionais, área de convivência, salas de georreferenciamento e monitoramento, e de atendentes.
COD faz ainda o rastreamento veicular ⚡️
➡️ Todos os 64 clientes do Grupo A (alta tensão) são faturados automaticamente, inclusive com acompanhamento técnico e leitura remotos.
➡️ O técnico da CELETRO visita mensalmente as instalações desses associados somente por questões protocolares.
➡️ De acordo com o supervisor do COD, Pablo Luciano Perske Bernardes, as equipes de campo são deslocadas para atendimento sob rastreamento veicular, o que confere otimização e agilidade aos serviços prestados.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, atuam 15 atendentes, sendo 13 externos e dois gerenciais supervisionados por dois técnicos.
➡️ Após as 18h, aos finais de semana e feriados, as operações são centralizadas na sede administrativa e operacional da CELETRO, com atendimentos feitos predominantemente por técnicos.
➡️ O trabalho a campo é feito durante todas as horas do dia e da noite, com as tradicionais equipes de emergência.