CELETRO investe em transformadores ecológicos em alumínio
A Cooperativa de Eletrificação Centro Jacuí Ltda (CELETRO) deu início a um processo de mudança nos modelos de transformadores de média para baixa tensão. Inicialmente, foram adquiridos 30 transformadores ecológicos com núcleo em alumínio que, além de serem sustentáveis e ecologicamente corretos, são mais econômicos e eficientes em comparação aos convencionais. Com menor custo e maior vida útil, os transformadores ecológicos são confeccionados com bobinas em alumínio.
De acordo com o gerente operacional da CELETRO, Renan Busatto, levantamento interno realizado recentemente pela CELETRO identificou que a maior incidência de furtos de transformadores acontece em pontos de irrigação. Por se situarem geralmente em áreas remotas, distantes de residências e da presença humana, os equipamentos ficam mais vulneráveis à ação de ladrões, o que acarreta prejuízos tanto à Cooperativa, que precisa repor o material furtado para restabelecer a energia, quanto para o associado, que a depender da situação pode ficar horas com o fornecimento de energia interrompido pela ação criminosa.
Além de todo o viés ecológico e de sustentabilidade, os novos transformadores foram desenvolvidos com componentes que não são atrativos no mercado paralelo, como o alumínio, afastando assim a ação de ladrões e de receptadores. As outras vantagens dos transformadores ecológicos são de que o fluído desses equipamentos é 100% biodegradável, não tóxico e resistente ao fogo. Além disso, possuem maior capacidade de carregamento.