A CELETRO e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Cachoeira do Sul assinaram um acordo de cooperação
A CELETRO e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Cachoeira do Sul assinaram um acordo de cooperação para aprimoramento da qualidade da energia distribuída. O acordo prevê o desenvolvimento do projeto “Diagnósticos e soluções de qualidade de energia: Cooperativa de Eletrificação Centro Jacuí LTDA”, que tem como principal objetivo promover a troca de conhecimentos entre alunos da universidade e a CELETRO.
O projeto é coordenado pela professora da disciplina de Qualidade de Energia Elétrica do curso de Engenharia Elétrica da UFSM Cachoeira do Sul, Criciéle Castro Martins. “Teremos inicialmente 9 alunos envolvidos no projeto. Oito são alunos matriculados na disciplina, que irão discutir as experiências da empresa em sala de aula. O outro aluno será um bolsista que estará inserido na CELETRO”, explica a professora Criciéle.
“Os estudantes receberão desafios à qualidade de energia e, principalmente, aos sistemas fotovoltaicos, que têm mudado significativamente o comportamento das redes elétricas tradicionais. Com isso, irão se familiarizar com dificuldades reais, o que instiga o objetivo maior do engenheiro, que é de identificar possíveis problemas e propor melhorias”, afirma a coordenadora.
O projeto possui um prazo de 10 meses. Ao final, espera-se que os alunos tenham tido a oportunidade de trabalhar com desafios reais e colocar em prática os aprendizados da sala de aula.
Para o Presidente da CELETRO, José Benemídio Almeida, iniciativas como essa, voltadas à inovação, reforçam o compromisso da CELETRO melhorar constantemente a qualidade da energia entregue ao associado. “Buscar condições de melhorar de forma permanente o atendimento às necessidades dos associados é o que buscamos todos os dias. E esse projeto vem ao encontro deste propósito”, destacou Benemídio.
O Vice-Presidente e Diretor-Geral da CELETRO, Bertino Rech, destaca a importância de sempre se buscar o aprimoramento dos serviços prestados às comunidades atendidas. “Buscar parcerias com a comunidade acadêmica é sempre uma ótima alternativa para uma instituição como a CELETRO, que ao distribuir energia presta um serviço essencial à sociedade”, avalia Bertino.